quinta-feira, 5 de maio de 2011

Poesia na escola

A poesia é uma forma lúdica de aprender e assimilar conceitos importantes para a nossa vida. A criança memoriza de forma descontraída, divertida e certamente mais significativa para sua vida.
Os primeiros contatos da poesia com a criança devem acontecer na família, na tentativa de ler e brincar, de deixar a poesia acontecer dentro do ambiente familiar.
Precisamos transformar nossos alunos em leitores aptos a interpretar e compreender o que o poeta quis transmitir em meio aos versos, além de propor que os educandos não percam a poesia que nasce neles desde quando as mães cantavam cantigas de ninar para que dormissem e depois quando brincavam de cantigas de roda, adivinhas, trava línguas etc.
Sabemos que o trabalho com a leitura deve ser lúdico, prazeroso e bastante agradável. Escrever poesia é sentimento, é sensibilidade para colocar através dos poemas de forma poética o que acontece em nosso dia a dia, injustiças, a paixão, a perda, a ilusão, a morte, a esperança, o amor, enfim, imaginação e graça.
A interação com a poesia é uma das responsáveis pelo desenvolvimento pleno da capacidade lingüística da criança e do adolescente, através do acesso e da familiaridade com a linguagem conotativa, e refinamento da sensibilidade para a compreensão de si própria e do mundo, o que faz deste tipo de linguagem uma ponte imprescindível entre o indivíduo e a vida.
O universo da poesia é muito rico e encantador, e nós professores somos os mediadores e os iniciadores das crianças neste mundo maravilhoso da leitura. Neste sentido é nossa responsabilidade promover diferentes momentos de interação com a poesia levando em conta a realidade de cada turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário